Skip to content

Administração do $servidor

Contexto, pertinência e relevância

Esta documentação contém sugestões oriundas de pesquisas e vivências em contextos sociais específicos.

Elas de modo algum são sugestões universais ou imposições de uma forma de agir e se comportar.

Não são modelos no sentido de que devem ser seguidos, mas modelos no sentido de que podem ser adotados, adaptados ou até mesmo criticados e melhorados, desde que ajudem, sejam úteis a façam sentido.

Documentação incompleta

A documentação a seguir encontra-se num estágio ainda inicial, muito incompleto e pode não fazer sentido fora do conteúdo para o qual ela foi criada.

Trabalho adicional ainda é necessário para que ela esteja num estado minimamente útil e compreensível.

Este processo estabelece os critérios de administração do $servidor, doravante mencionado como $servidor, canalizador de fluxos ou simplesmente como servidor.

Classes RSP

O servidor deve estar configurado de acordo com as seguintes classes do Resource Sharing Protocol:

  • $classe - $classe_versao.

Política de Administração

  1. Criação de Usuários: a. Qualquer integrante do Coletivo pode ter uma conta no servidor, mas caso tenha deve zelar pela segurança da mesma e concordar com a presente política. b. A criação de usuários no servidor deve ser comunicada ao Coletivo e seguir eventuais procedimentos existentes. c. A senha da conta no servidor não pode ser compartilhada com outras contas e deve ser razoavelmente forte. d. Em caso de perda ou roubo de senha, o Grupo de Trabalho do servidor deve ser contatado o quanto antes.

  2. Configuração: ao instalar ou efetuar qualquer tipo de configuração na máquina, procure: a. Adicionar, se possível e/ou necessário, a configuração em sistema de gestão servidores que o Coletivo utiliza. b. Documentar os procedimentos utilizados ou informe ao Grupo de Trabalho do servidor.

  3. Comunicação: na medida do possível, comunique o Grupo de Trabalho do servidor sobre alterações feitas na sua configuração configuração.

Quota

O Coletivo alocará para si, em princípio, um limite garantido de $disco de espaço em disco no servidor. Toda a quantidade adicional de disco existente no servidor pode ser disponibilizada para outros grupos afins, mediante processo formal e sem garantias de backup.

Quotas de uso de banda, processamento e memória ficam a cargo do Grupo de Trabalho do servidor ou de todo o Coletivo conforme necessidade ou mediante requisição.

Responsabilização

Cabe ao Grupo de Trabalho formado pelas pessoas responsáveis por este processo seguir a política de administração e ainda:

  • Zelar para que o servidor possua o nível de segurança, privacidade e estabilidade escolhidas.
  • Cuidar para que o downtime do servidor não passe de $downtime.
  • Efetuar as atualizações de softwares necessárias para o funcionamento básico do servidor.

A responsabilização neste processo não implica o compromisso com a administração de todas as camadas, aplicações, configurações e dados que existam ou possam existir no servidor, mas apenas com o funcionamento básico do servidor.

Dependências

A realização deste processo depende da realização dos seguintes processos:

  • $dependencia.

Sobre este texto

O texto deste processo foi redigido utilizando o Template para Administração de Servidor. No caso de alterações que não dizem respeito apenas ao Grupo e que possam enriquecer tal template, favor submetê-las também upstream, isto é, ao texto do template.